O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou da abertura do Seminário Internacional sobre Autonomia Privada na Contemporaneidade, realizado na Corte de Cassação da Itália, em Roma.
Na exposição inaugural, além de Barroso, estiveram presentes Guido Alpa, professor da Universidade Sapienza, e Marcus Vinícius Furtado Coelho, presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.
Durante sua fala, Barroso abordou o impacto da Revolução Tecnológica e das mudanças nos costumes sobre o princípio da autonomia individual, destacando temas como a ascensão das plataformas digitais, o avanço da Inteligência Artificial e questões sensíveis, como uniões homoafetivas, interrupção da gestação e a aplicação dos direitos fundamentais nas relações privadas.
No período da tarde, o presidente do STF foi recebido no Tribunal Constitucional da Itália pelo vice-presidente, Giovanni Amoroso. No encontro, conversaram sobre os desafios do cenário global e o papel das supremas cortes na promoção dos direitos e na defesa da democracia.
Na noite anterior, Barroso compareceu à pré-estreia em Roma do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres. Durante o evento, a atriz anunciou a presença do ministro na sessão, recebendo uma calorosa salva de palmas da plateia. Após a exibição, Barroso cumprimentou os artistas e destacou que o filme faz uma crítica profunda à ditadura e à tortura, mas de forma poética e centrada nas relações humanas, mais do que na política.
Maxwell Iure, possui certificacões em cibersegurança e redes de computadores, com foco na conformidade com normas de proteção de dados. Graduado em Direito pela Una e pós-graduando em Direito Digital.